17 de julho de 2014

Entrevista para o The Guardian

Michael C. Hall: 'Eu sempre estava representando algum controlador meticuloso'.

Michael C. Hall encontrou a fama em Six Feet Under, em seguida, passou oito anos como o serial killer Dexter. E ele ainda não está pronto para os corpos atrás dele. Ele conta a Jonathan Romney sobre seu retorno ao palco, sobre o linfoma de Hodgkin e sobre o divórcio de sua esposa enquanto estavam filmando juntos.

Você acha que Michael C. Hall já estaria saciado da morte. Ele passou cinco anos na mesa de embalsamamento como o contido agente funerário David Fisher na série Six Feet Under, depois oito anos como o anti-herói de Dexter, um perito forense com uma vida secreta como serial killer. O ator de 43 anos nascido da Carolina do Norte se tornou garoto-propaganda da TV americana para a morte - geralmente violento; com o fim dessas séries, você acha que seria um bom momento para tentar um bom drama de época decente. Mas não: nos primeiros 20 minutos do seu novo suspense Cold in July, lá está ele, obstinadamente limpando manchas de sangue em uma parede da sala de estar, o resíduo espirrado de um assaltante baleado pelo protagonista ansioso de Hall.

Quando Michael entra no clube noturno escuro onde nos encontramos, no último andar de um hotel em Cannes, ele está vestindo um terno preto Paul Smith e gravata e ainda se parece com um agente funerário, embora um pouco mais chique do que David Fisher. Tendo dedicado 12 anos para dois personagens, Hall finalmente está tendo a chance de diversificar, um sucesso considerável.
Em Cold in July de Jim Mickle, Hall interpreta um homem comum em uma enrascada - um homem de família humilde, que, com uma reação de uma fração de segundos, atira em um ladrão em sua casa no Texas. No ano passado, ele recebeu elogios do cinema independente no Festival de Sundance como vítima de assassinato no drama real da Geração Beat, Kill Your Darlings, e agora está recebendo elogios por sua atuação na Broadway em The Realistic Joneses ao lado de Marisa Tomei, Toni Colette e do ator-dramaturgo Tracy Letts. "O Sr. Hall imbui o desespero de seu personagem com uma leveza de improviso de contato", elogiou o New York Times. É essa leveza - a capacidade de trazer acessibilidade diária e humor aos papéis que poderiam parecer sombrios - que fez Hall um dos líderes no renascimento do drama da TV norte-americana.

De 2001 a 2005, ele foi o responsável e conflituoso David de Six Feet Under amplamente saudado pelos comentaristas da mídia como o primeiro protagonista gay realista da televisão americana. William, o pai de Hall, que trabalhou para a IBM, morreu de câncer de próstata com 39 anos, quando o ator tinha apenas 11. Pergunto se essa experiência precoce da perda forneceu alguma visão especial quando ele veio para  Six Feet Under, um show em que o luto foi um tema constante.

"Com certeza. E o primeiro filho dos meus pais morreu na infância antes de eu nascer. A morte era uma realidade consciente para mim, logo que eu cheguei na TV. Talvez eu tenha feito mais do que a média de tempo em casas funerárias. Há aquela cena no episódio piloto, onde David está preparando seu pai para o velório, e seu pai morto aparece por cima do ombro [e diz]: "Ah, não, você que está me arrumando?" Essa energia paterna crítica internalizada foi algo que eu definitivamente  relacionei."
Da mesma forma, o saturnino, ator de aparência ligeiramente acadêmica está mais próximo do solene e contido David do que a besta maligna Dexter  Morgan; ele se inclina para a frente no sofá, com as mãos entrelaçadas, falando cuidadosamente e deliberadamente. Mas isso pode ser cansaço (ele voou ontem de Nova Iorque, e deve voltar a tempo para estar no palco amanhã). Quando Six Feet Under acabou, Hall disse: "Eu comecei a sentir que eu não estava sendo levado a sério para os papéis onde eu não estava representando um maníaco meticuloso por controle." Mas então veio Dexter, um tipo diferente de meticuloso.

Este foi certamente um dos programas mais arriscados já tentado na TV tradicional - que convidou o público a se identificar com um assassino em série, ainda que seja aquele que opere um rigoroso código de ética, despachando apenas vilões sem sua finesse moral. Quando Hall iniciou o show, ele certamente deve ter se perguntado se ele sairia impune. "Sim, quando eu descrevi para as pessoas, eles disseram [ele adota a voz melodiosa de alguém agradando criança]: "Bem, tudo o que fazemos, todos os tipos de coisas... e um dia você vai ter feito isso e então você vai fazer algo melhor... '
"Eu me senti feliz por estar fazendo algo que pode ser caracterizado como subversivo. Alguns espectadores têm uma emoção indireta assistindo, na medida em que todos nós temos impulsos homicidas de vez em quando, embora não fazemos uso dele. Mas eu não olho para Dexter e gostaria de ser ele."
Algumas pessoas supostamente gostariam, no entanto. Houve casos, digo... "Eu sei", Hall diz pesaroso... tanto nos EUA quanto na Escandinávia, de pessoas cometendo assassinatos e alegando que foram inspirados por Dexter, ou se identificaram com ele." Isso o abalou?
"Sim, foi horrível que os impulsos mais sombrios de uma pessoa foram, de alguma forma, estimulados por assistir ao show. Eu não estou... "Hall faz uma pausa com cautela", tentando me convencer de nada, quando digo que tal personalidade pode ter encontrado algo mais para reforçar qualquer que seja os impulsos que eles tinham. Mas é horrível considerar que algo que você fez, na esperança de que seria uma meditação sobre a natureza da moralidade daria a luz verde para fazer um ato hediondo. Mas isso não me faz querer ter Dexter de volta."
Durante a filmagem da quarta temporada, Hall foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin, um câncer do sistema imunológico. Ele manteve segredo do diagnóstico no set, em seguida, começou o tratamento de quimioterapia um dia depois que envolveu a temporada. Ele decidiu ir a público quando apareceu com um gorro de tricô nas cerimônias do Globo de Ouro e no Screen Actors Guild Award de 2010. Inicialmente, ele disse: "Eu pensei, 'Bem, posso tratar isso com sucesso e se meu cabelo cair [o que aconteceu] Vou usar uma peruca durante a quinta temporada - e eu não vou mesmo ter de dividir com ninguém que isso está acontecendo.' Mas eu pensei que seria visível se eu aparecesse (na premiação), sem sobrancelhas, e então eu fiz o anúncio.
"Estou feliz que eu tenha feito", ele continua, "porque realmente eu subestimei o quanto isso seria uma fonte de inspiração e força para outras pessoas. Só para ver alguém que você conhece e passar um tempo assistindo, que passa pelo processo de tratamento com sucesso, tem valor."
Hall parece ter se aproximado de sua doença filosoficamente; no final de 2010, ele disse ao New York Times: "Acho que já me preocupava desde que eu tinha 11 anos, e meu pai morreu, com a ideia de 39 anos: eu iria viver tanto tempo? O que seria isso? [Hall tinha 38 anos quando foi diagnosticado]. Descobrir que eu tinha o Hodgkin foi alarmante, mas ao mesmo tempo eu me senti meio confuso, tipo: Uau! Huh. Que interessante." Desde que entrou em remissão, Hall já trabalhou como porta-voz da Sociedade de Leucemia e Linfoma

Quando nos falamos, ao telefone, uma semana depois, Hall estava de volta em West Village, em Nova York. Sua residência habitual está em Los Angeles, mas ele está vivendo em Manhattan, enquanto está fazendo The Realistic Joneses. O Teatro, diz ele, é onde ele se sente naturalmente confortável. "Estar no palco com seus colegas atores tem uma vitalidade que atuar na frente das câmeras não dá - não há nenhuma parada, está tudo acontecendo agora, ninguém está esperando sua vez para o seu close-up."

Embora seja difícil imaginar tanto David Fisher ou Dexter Morgan dançando e cantando, as raízes teatrais de Hall estão no musical, lembrando os papéis do ensino médio em Oklahoma! e assim por diante, quando ele estava crescendo em Raleigh, Carolina do Norte. Depois de estudar atuação na prestigiada Tisch School of the Arts, em Nova York, ele contabilizou um catálogo de papéis de Shakespeare na off-Broadway antes de fazer sua estréia na Broadway em dois shows por Kander e Ebb, como Billy Flynn em Chicago e como Mestre de Cerimônias na produção de Cabaret de Sam Mendes; Mendes foi, de fato, quem o recomendou para Alan Ball, o criador de Six Feet Under.


Hall foi casado duas vezes com colegas artistas, primeiro com Amy Spanger, que co-estrelou com ele em Chicago, depois com  Jennifer Carpenter, que era a irmã de Dexter, Debra, no programa de TV. Segundo a Wikipedia, ele "fugiu" com Carpenter - uma palavra que tem um toque pitoresco nos dias de hoje. Sim, Hall diz, eles, de fato, "fugiram". "No termo estrito, acho que isso significa que você sair e se casar por conta própria, quaisquer que seja as partes são necessárias para torná-lo legítimo e legal - talvez para algum lugar exótico, mas isso não é necessário."

Ele explica tudo isso com precisão estudada, seca; você pode imaginar que ele  uma vez considerou brevemente a carreira de advogado. Ele e Carpenter se casaram em dezembro de 2008 e finalizou seu divórcio em dezembro de 2011, mas continuaram seus papéis em Dexter até que a série terminou no ano passado. Em um evento ao vivo de "Adeus a Dexter" em Los Angeles, o ex-casal foi convidado a continuar a trabalhar juntos. "Foi gratificante", disse Hall. "Era o que precisávamos e queríamos fazer." Carpenter acrescentou. "Nosso casamento não se parecia com o de qualquer outra pessoa e nosso divórcio também não. Só porque o nosso casamento acabou não significa que o amor acabou."

A parceira de Hall agora é Morgan Macgregor, uma escritora de ficção e revisora de livros que anteriormente trabalhou no Los Angeles Review of Books. Eles compartilham gostos literários? "Suponho que eu provavelmente me beneficie mais de sua experiência do que ela da minha. Ela tem uma capacidade única de colocar livros com as pessoas, inclusive eu, de modo que é um bom privilégio."

Dexter chegou ao fim depois de uma temporada final que, frustrantemente para muitos fãs, deixou seu anti-herói à vontade depois de prometer um clímax apocalíptico. "O show tinha perdido um pouco de seu torque", Hall admite. Agora, de qualquer forma, ele está livre para explorar outros tipos de desajustados - em Cold in July, Hall consegue representar alguém essencialmente idiota e fora de sua profundidade.

"Para mim", diz ele, "este foi um filme sobre um cara que decidiu deixar crescer o bigode há duas semanas. E o bigode não está maduro, e o corte de cabelo não está muito certo, e as roupas são incompatíveis e que não fazem jus. Ele é um cara cuja vida aconteceu para ele, e de uma forma [o drama] representa uma oportunidade para ele acontecer na vida". No início, o filme parece ser um drama psicológico; por fim, se transformou em 80 minutos muito mais amplos - conjunto cozido de noir Americano.
Com a estrela de Hall em ascensão além da televisão, a vida será sem dúvida diferente: ele vai ser reconhecido mais como a si mesmo do que como o personagem favorito de alguém. Será que ele muitas vezes sente que as pessoas, reconhecendo ele na rua, não foram vê-lo, mas seus semelhantes da tela pequena? Sem dúvida. Quando eu estava representando David, as pessoas diriam: "Você precisa se ​​manter firme por si mesmo." Considerando que as pessoas me reconhecem como Dexter podem ser mais inclinadas a me dar um sinal de positivo." Ele dá uma risadinha seca. "Ou me dizer que odiaram o final."
Cold in July estará nos cinemas no dia 27 de junho

Nenhum comentário: